Parceria entre prefeitura, Sindicato Rural, Senar e Famato oferece curso gratuito de Olericultura em Alto Araguaia

Por Thays Aguiar (Estagiária) | Assecom/AIA

Para capacitar os pequenos produtores rurais, a Prefeitura Municipal de Alto Araguaia (415 Km de Cuiabá) oferece mais um curso gratuito, dessa vez, de Olericultura. Voltado para agricultores familiares, as vagas são gratuitas e limitadas. O treinamento tem o objetivo de aperfeiçoar a instalação e a manutenção de uma horta produzindo raiz, folhas, bulbos e frutos, ao visar o enriquecimento da alimentação familiar e podendo ainda comercializar o excedente.

O curso será realizado de 26 a 29 de novembro. O horário das aulas será das 8h às 11h e das 13h às 16h com a instrução teórico no Sindicato Rural do município e as atividades práticas no Cinturão Verde, saída para Alto Garças, na BR-364.

As aulas englobam segurança do trabalho, ética e cidadania, Meio Ambiente, instalação da horta, produção de mudas, estabelecimento das hortaliças no campo, adubação verde de espécies, plantio e manejo, Compostagem de adubo e adubações, Noções de gestão entre outras práticas.

Os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Meio Ambiente, anexo à prefeitura, até o dia 26 de novembro, das 08h às 11h e das 13h às 17h para se inscrever.

O curso é desenvolvido por meio do Sindicato Rural via Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAPA) de Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), juntamente com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).